quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Desiluminismo "O Século das Trevas"

Não vê que teu sucesso é o infortúnio do povo?
É o que Voltaire diria disso!
Ontem tive a oportunidade de ver um filme que se chamava "O Segredo de Beethoven", tratava-se de uma biografia com traços românticos e até engraçados da vida e da obra de Ludwig van Beethoven, o filme mostrava um gênio que era amado, respeitado, asqueroso e odiado simultaneamente,  como todos sabemos Beethoven tinha uma deficiência auditiva, ou seja, muitas de suas preciosas obras ele não podia escutar muito bem. Era um gênio e como todos os gênios, era difícil de lidar, se vocês, caros leitores, ainda não tiveram a oportunidade de escutar as obras de Beethoven, escutem, peguem um pouco do seu tempo vago e escute, preste atenção na harmonia, na melodia, na nuance de sons que isso pode proporcionar.
Pois bem, povo, onde eu quero chegar com isso?
Lhes direi, pelo título dessa humilde postagem eu já dou-lhes uma idéia. Nosso mundo entra em um colapso comportamental, paira sobre esse mundo uma nuvem de decadência de pensamentos retrógrados, se antes os pensadores iluministas, grandes gênios que até hoje suas idéias são usadas no cotidiano, seja na política, nas artes, em todos os lugares, pois bem, se antes eles fizeram esse século das luzes, para tirar o povo da escuridão de pensamentos e proporcionarem ao povo a luz da sabedoria, o que está fazendo o povo hoje por si mesmo?
Porque e eu pergunto, porquê? Porquê que um favelado faz sucesso cantando músicas com uma batida repetitiva, ridícula feita no computador, falando de sexo e posições sexuais? Ou porque músicas, se é que assim podemos chamar, sem melodias, sem acordes, sem alma, com refrões que beiram o ridículo, como "Bota a mão na cabeça que vai começar o rebolation" ou "Vamos lá, Brasil, eu quero mais gol", fazem sucesso? Quer dizer, se um dia essas pessoas que endeusam esses compositores de araque, escutarem Beethoven, Bach, ou mais simples ainda, The Beatles, Elvis Presley, dizem que é música de louco...hahaha...Música de louco são as harmoniosas, as bem feitas, as músicas com alma, e as músicas de são (de sanidade) são esse tipo de música. Hoje em dia bandas (ou amontoados de som) como Calypso, Parangolé fazem sucesso, só se ouve Luan Santana, Justin Bieber, axé, forró, maxixe, meu Deus, onde nós vamos parar?
Nós estamos vivendo provavelmente o "Século das trevas" ou o "Desiluminismo", tudo que Voltaire , Rosseau, Dideroth nos ensinaram, pelo menos no âmbito comportamental já não vale mais de nada, estamos em declínio e a ladeira é longa.
É povo, estamos vivendo a decadência, artística, futebolistica, comportamental, hoje em dia o jovem que não escuta essas porcarias que listei acima, ou coisa pior, escuta Restart, que ganhou com a melhor música no prêmio da música brasileira (tempo pra respirar), NX Zero, levou o prêmio de melhor clip no prêmio Multishow (mais um tempinho pra engolir essa), pois é hoje em dia o jovem não pensa mais no futuro , não estou generalizando, mas a grande maioria já está acomodada, como é de praxe no país do "tá tudo bem, eu não vi nada", não pensam mais em fazer uma faculdade, ser alguém na vida, dar uma vida melhor e mais digna aos seus filhos que terão no futuro se é que já não tem, o jovem quer é fazer supletivo, faculdade de dois anos, faculdade à distância, essas coisas que todo mundo sabe que não vale de nada pra vida real, acorda juventude, sai do casulo, logo tu, jovem, logo tu? Que lutaste contra as crueldades e contra a ditadura, contra a repressão, a favor da democracia agora afrouxa pra esses políticos, que mais parecem personagens de circo (só que os palhaços somos nós), e não pensa mais no futuro? Deus me ajude para que meus filhos não caiam nesse mundo cruel tendo que viver debaixo dessa sombra de trevas comportamental, espero que sigam o meu exemplo de pai, que graças a Deus tenho uma mente mais aberta, que nasci com o dom de observar e poder enxergar além do que os olhos podem ver. Mais pra frente, daqui a um ou dois séculos, quem sabe? Será debatido nas aulas de história sobre o que hoje nós estamos vivendo e o que será que vão falar lá? Pressuponho que da total ignorância que paira hoje sobre esse mundo de ninguém. Pois os jovens são o futuro do Brasil, mas com esta total treva, que futuro terá o pobre Brasil? E não pensem que pior do tá não fica!

R. Mello XIV

Um comentário:

  1. concordo totalmente...é uma triste realidade
    parabens pelo texto

    ResponderExcluir